Notícias

resguardo quarentena 23/05/2020 17:40

O resguardo é a temida "quarentena" das mamães

O “pós parto” ou reguardo é o período de emoções mais intensas da mulher. São modificações profundas num curto período de tempo. O que fazer para apoiar esta mãe mergulhada num mar de sensações diferentes e avassaladoras?

O “pós parto” ou reguardo é o período de emoções mais intensas da mulher. São modificações profundas num curto período de tempo. É alegria intensa e também tristeza. É tudo diferente, um mar profundo pra mulher. É o novo que assusta. 

A transformação e adaptação ocorrerá nos níveis fisiológico, familiar, profissional e em todas as relações. É tudo novo, uma sensação de desconhecido que gera insegurança na nova mãe.

É no resguardo o período em que a mulher mais precisa de apoio emocional, confiança e da rede de apoio. A colaboração passa desde o cuidado com o filho ou “filhos” ao próprio autocuidado.

O ginecologista obstetra e terapeuta Dr. João Félix gravou um vídeo de apoio e orientação às mamães no período do resguardo, confira:

No pós parto a mulher ouve cada coisa....

Não é só no tempo da vovó a quantidade de mitos e verdades sobre o pós parto. Será que hoje ainda se repete para as mamães sobre os conselhos de antigamente para não quebrar o resguardo? Confira no link abaixo:

https://www.gestacaobebe.com.br/quebra-de-resguardo-mitos-e-verdades/

A psicóloga Ana Silvia, do site www.sobrematernidade.com.br, relata com propriedade sobre o que ocorre após o parto:  Então, acabamos esquecendo de nós mesmas e é muito difícil voltar a se cuidar, pensar em si,  é difícil aprender a lidar com as milhares de culpas que sentimos, é difícil parar e refletir sobre quem nós somos e quem queremos ser. Ter um filho é a missão mais sagrada de uma mulher, é a maior e mais incrível responsabilidade que recebemos, por isso cuidamos dos nossos filhos com todo o nosso ser, somos mães “dos pés, a cabeça”, mergulhamos nas necessidades dos nossos filhos e fizemos tudo isso com todo o amor que existe nesse mundo. 

Porém, chega um momento na vida de uma mãe que ela precisa retomar o poder sobre a sua própria vida (principalmente depois que o bebê cresce um pouco), sobre o seu próprio corpo, sobre a sua autoestima, sobre ela mesma. É preciso olhar para o espelho e sentir orgulho da mulher guerreira que somos, das marcas que ficaram, de quem nos tornamos. Chega o dia em que toda mãe precisa simplesmente SER e não apenas EXISTIR”.

Pra fechar em alto estilo o assunto, deixamos dez dicas do que não falar para uma mulher que acabou de dar a luz.  Publicadas no site huffpostbrasil:

https://www.huffpostbrasil.com/courtney-ellis/10-coisas-que-voce-nao-deve-dizer-a-uma-mae-que-acabou-de-ter-um_b_11090688.html

Bom resguardo a todas as mamães, com o apoio merecido da família e amigos!

 

 

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua Alberto Velho Moreira, 220
Bandeirantes
Cuiabá / MT

Telefones

65 3623-9135
65 99681-9135

Atendimento Imprensa

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo