Pandemia e bebês: mães preferem não receber visitas
A etiqueta de visitas para os bebês mudou drasticamente durante a pandemia. As mamães estão preocupadas e não querem receber gente em casa. Há muito medo envolvido. Mais que nunca a parceria com os companheiros está em alta. Veja depoimentos emocionantes de mães preocupadas com a saúde de seus bebês.
Se antes da pandemia o recomendável era uma visita rápida de 15 minutos aos bebês, agora é bem mais rígida a exigência: nenhuma visita, por favor! É o que deseja boa parte das mamães no pós parto ouvidas pelo Papo de Obstetra. Elas tem medo de receber visitas por conta da pandemia.
Elas estão ansiosas e preocupadas com a pandemia e desejam proteger as crias da melhor forma. Nem sempre essa decisão é bem vista por familiares, amigos, avós, tios e creia, até pelos pais.
O assunto é motivo de pedido de ajuda entre as mamães em grupos de whats, ligações para pessoas bem próximas e até para os profissionais de saúde que cuidam delas há pedido de orientação sobre o assunto.
O desabafo das mães é geral sobre o medo da pandemia
“Como vocês estão agindo nessa pandemia? Estão deixando avós, padrinhos, tios visitar? Eu ando estou com muito medo, e decidi não deixar, mesmo com máscara, porque querem pegar o bebê no colo. Meu esposo acha que estou exagerando. O que vocês pensam?”
“Tem dias que paro e choro de medo do meu filho ficar doente, do meu esposo pegar no trabalho”...
“Minha opinião é que vamos ter que aprender a nos cuidar, mas nós não vamos aguentar isolados, por 6 meses, 1 ano, 2 se for o caso...o vírus não vai desaparecer assim...enquanto não tiver uma vacina vamos continuar com esse modo diferente de viver...vamos ter que nos moldar a ele”.
“Acredito que estamos todas apreensivos com essa pandemia e o cuidado é necessário...também não estou recebendo visitas...meu marido fica incomodado...mas falo pra ele manda fotos! Faz vídeos, pode enviar ! Logo vai passar...vou tentando dessa forma”.
“Antigamente agente se preocupava demais com a opinião dos outros. Pera aí, quem teve o parto e está cheia de hormônios e incertezas? É você, então converse com seu marido sobre o assunto, peça o apoio dele. Não faça nada que não queira. A mãe sempre sabe o que será melhor pro bebê. O pai precisa ser incluído, fale sobre o que você sente”.
E os bebês? Só querem paz, leitinho e dormir!
Algumas dicas para as mamães e papais durante a pandemia:
- Não recebam visitas;
- Sair pra rua somente em caso de muita necessidade (trabalho do pai)
- Lavem as mãos antes de pegar na criança e, se estiverem na rua, usem álcool em gel
- Mães só saírem de casa em caso de extrema necessidade
- A amamentação é ainda mais importante agora por conta dos anticorpos para o bebê.
Agora confira algumas dicas publicadas na Revista Crescer sobre o que é permitido ou não na quarentena:
Bebês que nasceram nesta época histórica terão muito o que contar.