Quado o "pet" é o primeiro bebê da casa
Quando as mulheres ficam grávidas, quais são os cuidados quanto à prevenção de doenças transmitidas pelos animais? Elas podem continuar paparicando os bichos, sejam cães e gatos, os mais populares?
Sim, podem, normalmente. A recomendação é se a grávida não tiver anticorpos para toxoplasmose, tem alguns cuidados a serem seguidos, como não ter contato com gatos contaminados com a doença. Os alimentos crus também são descartados para consumo fora de casa, e, caso for servido em casa, os cuidados com a higiene devem ser redobrados.
O exame da toxoplasmose é pedido na primeira consulta obstétrica após a confirmação da gravidez.
Quando a profissão é cuidar de animais, como fica?
A médica veterinária Ludmila Azevedo é médica veterinária radiologista e professora da Universidade de Cuiabá, a Unic. No trabalho dela, a rotina é trabalhar com grandes e pequenos animais e também com silvestres.
Grávida do primeiro filho, Ludmila não desgruda dos filhotes Gordo e Pelinho. Até o shortinho do bebê ela experimentou no amor felino e publicou no instagram, uma demonstração de amor e carinho.
Na casa da Aline Blum, que já ganhou a Mariana, o xodó com os animais é imenso também.
“Aqui em casa nosso grudinho é felino. Um amor de gatinho, extremamente carinhoso. Também percebi que ele sente (acredito que seja pelo cheiro) que serei mãe. Tá mais grudado em mim do que nunca. Me esforçarei para que ele não se sinta "deixado de lado" quando a nossa bebê nascer”, disse Aline.
E como adaptar a rotina de casa quando o bebê chega e vai conviver com o pet?
Quando o amor pelos animais chega a emocionar. Confira no vídeo abaixo.